- Área: 298 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Deca, Litoral pedras, Multi Master, Portinari, Porto Design, Seccare, Unique Spa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no único condomínio fechado da cidade, a residência está implantada em um terreno de 12m x 27,5m. A implantação ocorreu através dois prismas retangulares sobrepostos, que também compartimentam o programa de necessidades em duas zonas: a social e a privativa.
No nível térreo, o lago ornamental demarca o acesso principal, que direciona o usuário à sala de estar com pé-direito duplo. A amplitude do ambiente reflete-se também pela continuidade horizontal e integração dos ambientes da sala de estar, cozinha e sala de jantar com a varanda lateral, na qual foi posicionada o spa e uma cobertura em pergolado de madeira e vidro. O núcleo de serviços (lavanderia e lavabo) encontra-se atrás da cozinha.
No pavimento superior, a suíte do casal está separada das suítes dos filhos através do espaço de pé-direito duplo. A suíte principal volta-se para a frente do lote, com um volume em balanço, cuja projeção conforma o abrigo de veículo, e as demais suítes foram posicionadas na faixa posterior do volume. A circulação deste pavimento é iluminada por uma série de aberturas verticais que criam um jogo de luz e sombra no espaço interno e um interessante ritmo na fachada da casa.
A materialidade da casa resulta do contraste entre os dois pavimentos. O térreo é uma caixa de concreto aparente sobre a qual pousa o volume puro dos dormitórios, cuja neutralidade e leveza é representada pela cor branca. A tensão entre a materialidade dos volumes também é percebida no interior da residência. A combinação destes elementos com a madeira, pedras, água e vegetação também maximizam o resultado formal dessa residência aconchegante e permeável.